segunda-feira, 23 de abril de 2007

Anatomia Clínica

- enquadramento da cadeira no plano curricular: (está no ano correcto? articula-se com as restantes cadeiras desse mesmo ano? - leccionamento de conteúdos idênticos em simultâneo? sobreposição de assuntos? pré-requisitos para a aquisição de conhecimento consolidados no trajecto escolar anterior?)


- organização da disciplina: horário, adequação de aulas teóricas e aulas práticas (carga horária pesada? justifica-se um curso teórico e um curso prático?), estruturação das teóricas? (há continuidade entre as aulas?professores convidados, vantajoso?) utilização das plataformas informáticas (SIGARRA, e-learning), coordenação entre o corpo docente (comunicação professores das aulas práticas - regente), comunicação regente e professores auxiliares - alunos (alterações de sala, aulas, horário - chega a todos os alunos?)


- regente e assistentes: cumprimento das normas, programa e calendário da cadeira, disponibilidade, desempenho, capacidade de transmissão de conhecimentos, estratégias pedagógicas

- bibliografia recomendada (suficiente? disponível? ajustada? densa? objectiva?)

- avaliação: método (forma de avaliação?- testes, mini-testes, trabalhos práticos...), avaliação contínua (existe? com que peso? adequada?), adequação (estrutura e conteúdos de avaliação relacionados com a matéria leccionada e objectivos da cadeira? distribuição ponderada da matéria pelas questões?), publicação de resultados (utilização dos meios informáticos? acesso à correcção dos exames?), capacidade discriminativa do exame (o exame avalia efectivamente o que o aluno sabe? a nota final corresponde aos conhecimentos/esforço demonstrado pelo aluno?)
...

Diz o que pensas, o que sentes, o que esperas...

É a tua oportunidade!!! Não deixes que outros decidam por ti!!

"Sê responsável!!!" Posta ou envia e-mail!!!

4 comentários:

Praia disse...

Anatomia Clínica é uma cadeira que no ano lectivo 2005/2006 sofreu uma transformação assinalável, com a mudança de regente. Ganhou-se numa maior qualidade do sistema de avaliação e perdeu-se na qualidade das aulas teóricas, muito dispersas por vários convidados, perdendo-se um certo fio condutor e sistematização úteis na compreensão da matéria transmitida.

melanie duque disse...

Anatomia Clínica foi uma cadeira organizada com sucesso no ano lectivo 2005/2006.
Teve excelentes assistentes, as aulas teoricas eram adequadas, contudo, as práticas só eram proveitosas para os alunos que apresentavam o trabalho naquela semana.
A bibliografia era boa e a disciplina esta bem enquadrada no 2º ano.

Lacy disse...

A Anatomia Clínica foi uma cadeira que sofreu uma remodulação positva embora haja ainda algumas arestas a limar, nomeadamente nas aulas teórico-práticas. Achei que estas aulas não eram proveitosas uma vez que nem todos os alunos têm a capacidade de trasmitir conhecimentos. Apesar do grande número de alunos penso que deveria haver um esforço para tornar a cadeira mais prática. Boa bibliografia, boa organização e boa avaliação.

Mulher Tornado disse...

- aulas teóricas interessantes mas como eram dadas por convidados nem sempre eram proveitosas porque nem todos têm "o dom da palavra" para ensinar;
- aulas teóricas pouco proveitosas. Deviam apostar muito mais na componente prática (trabalho que está a ser realizado este ano felizmente);
- em relação à avaliação tenho uma crítica a fazer: esta só foi devidamente esclarecida quase no final do semestre, pois só em final de maio se soube que quem ia fazer a cadeira na época de recurso não iria ser avaliado com com a nota do teste e da apresentação.