sábado, 14 de abril de 2007

Imunologia Básica

Aqui fica mais um guia do que nós gostaríamos que comentassem:
- enquadramento da cadeira no plano curricular (está no ano correcto? articula-se com as restantes cadeiras desse mesmo ano? - leccionamento de conteúdos idênticos em simultâneo? sobreposição de assuntos? pré-requisitos para a aquisição de conhecimento consolidados no trajecto escolar anterior? é essencial? ou apresenta um carácter mais facultativo?)

- organização da disciplina: horário, adequação de aulas teóricas e aulas práticas (carga horária pesada? de acordo com o "valor" da cadeira? justifica-se um curso teórico e um curso prático?), utilização das plataformas informáticas (SIGARRA, e-learning), coordenação entre o corpo docente (comunicação professores das aulas práticas - regente), comunicação regente e professores auxiliares - alunos (alterações de sala, aulas, horário - chega a todos os alunos?)

- regente e assistentes: cumprimento das normas, programa e calendário da cadeira, disponibilidade, desempenho, capacidade de transmissão de conhecimentos, estratégias pedagógicas
- bibliografia recomendada (suficiente? disponível? ajustada? densa? objectiva?)

- avaliação: método (forma de avaliação?- testes, mini-testes, frequências, trabalhos práticos, trabalhos escritos, monografias, ...), avaliação contínua (existe? com que peso? adequada?), adequação (estrutura e conteúdos de avaliação relacionados com a matéria leccionada e objectivos da cadeira? distribuição ponderada da matéria pelas questões?), publicação de resultados (cumprimento de prazos? utilização dos meios informáticos? acesso à correcção dos exames?), capacidade discriminativa do exame (o exame avalia efectivamente o que o aluno sabe? a nota final corresponde aos conhecimentos/esforço demonstrado pelo aluno?) ...


Diz o que pensas, o que sentes, o que esperas...
É a tua oportunidade!!! Não deixes que outros decidam por ti!!
"Sê responsável!!!" Posta ou envia e-mail!!!

2 comentários:

Praia disse...

Imunologia Básica cumpriu perfeitamente os seus propósitos de transmitir conhecimentos gerais e fundamentais na compreensão da Imunologia. A avaliação foi adequada, tal como a bibliografia. As aulas práticas foram, no entanto, uma oportunidade perdida de mostrar e ensinar aos alunos as técnicas laboratoriais mais utilizadas nesta área, muito usadas e em franca expansão actualmente.

Mulher Tornado disse...

Cadeira sem críticas a apontar.