sábado, 14 de abril de 2007

Epidemiologia


Mais uma cadeira estranha do nosso percurso académico e que precisa mesmo de mudar! Comentem:


- enquadramento da cadeira no plano curricular (está no ano correcto? articula-se com as restantes cadeiras desse mesmo ano? - leccionamento de conteúdos idênticos em simultâneo? sobreposição de assuntos? pré-requisitos para a aquisição de conhecimento consolidados no trajecto escolar anterior? é essencial? ou apresenta um carácter mais facultativo?)



- organização da disciplina: horário, adequação de aulas teóricas e aulas práticas (carga horária pesada? de acordo com o "valor" da cadeira? justifica-se um curso teórico e um curso prático?), utilização das plataformas informáticas (SIGARRA, e-learning), coordenação entre o corpo docente (comunicação professores das aulas práticas - regente), comunicação regente e professores auxiliares - alunos (alterações de sala, aulas, horário - chega a todos os alunos?)

- regente e assistentes: cumprimento das normas, programa e calendário da cadeira, disponibilidade, desempenho, capacidade de transmissão de conhecimentos, estratégias pedagógicas


- bibliografia recomendada (suficiente? disponível? ajustada? densa? objectiva?)


- avaliação: método (forma de avaliação?- testes, mini-testes, frequências, trabalhos práticos, trabalhos escritos, monografias, ...), avaliação contínua (existe? com que peso? adequada?), adequação (estrutura e conteúdos de avaliação relacionados com a matéria leccionada e objectivos da cadeira? distribuição ponderada da matéria pelas questões?), publicação de resultados (cumprimento de prazos? utilização dos meios informáticos? acesso à correcção dos exames?), capacidade discriminativa do exame (o exame avalia efectivamente o que o aluno sabe? a nota final corresponde aos conhecimentos/esforço demonstrado pelo aluno?) ...




Diz o que pensas, o que sentes, o que esperas...
É a tua oportunidade!!! Não deixes que outros decidam por ti
!!
"Sê responsável!!!" Posta ou envia e-mail!!!

3 comentários:

Praia disse...

Epidemiologia é uma cadeira com substracto com potencial interesse, se devidamente leccionado. O que não foi o caso no ano lectivo 2005/2006. As aulas teóricas eram dadas sem qualquer intenção de tornar a matéria mais apelativa, as aulas práticas eram dadas por assistentes sem qualidades e conhecimentos adequados, e avaliação muito controversa, num método deveras infeliz. Quanto à bibliografia, nada a apontar.

Lacy disse...

Não considero o desempenho exigido pela cadeira de epidemiologia proporcional ao seu peso no curso de medicina. Logo, penso que o trabalho deveria ser facultativo e não obrigatório e que as frequências deveriam ser mais acessivéis. As aulas teóricas não são apelativas nem proveitosas. A bibliogrfia é acessível e ajustada.

Mulher Tornado disse...

- Cadeira que não se enquadra no curriculo do 2ª ano;
- aulas teóricas não eram proveitosas;
- falta de docentes competentes para leccionarem as aulas práticas (o meu professor nem sequer sabia resolver alguns exercícios);
- método de avaliação: em relação às frequências os alunos foram avisados de como iriam ser (escolhas múltiplas + exercícios), mas os exames eram diferentes não tendo a parte de escolha múltipla. Só quando os alunos que fizeram exame na época normal receberam o exame é que tiveram conhecimento de como este iria ser;
- realização de um trabalho é exagerado tendo em conta a cadeira em si;
- correcção das frequências e exame duvidosa.