segunda-feira, 23 de abril de 2007

Genética Molecular

- enquadramento da cadeira no plano curricular (está no ano correcto? articula-se com as restantes cadeiras desse mesmo ano? - leccionamento de conteúdos idênticos em simultâneo? sobreposição de assuntos? pré-requisitos para a aquisição de conhecimentos consolidados no trajecto escolar anterior?)

- organização da disciplina: horário, adequação de aulas teóricas e aulas práticas (carga horária pesada? justifica-se um curso teórico e um curso prático?), estruturação das teóricas? (há continuidade entre as aulas?) utilização das plataformas informáticas (SIGARRA, e-learning), coordenação entre o corpo docente (comunicação professores das aulas práticas - regente), comunicação regente e professores auxiliares - alunos (alterações de sala, aulas, horário - chega a todos os alunos?)

- regente e assistentes: cumprimento das normas, programa e calendário da cadeira, disponibilidade, desempenho, capacidade de transmissão de conhecimentos, estratégias pedagógicas

- bibliografia recomendada (suficiente? disponível? ajustada? densa? objectiva?)

- avaliação: método (forma de avaliação?- testes, mini-testes, trabalhos práticos...), avaliação contínua (existe? com que peso? adequada?), adequação (estrutura e conteúdos de avaliação relacionados com a matéria leccionada e objectivos da cadeira? distribuição ponderada da matéria pelas questões?), publicação de resultados (utilização dos meios informáticos? acesso à correcção dos exames?), capacidade discriminativa do exame (o exame avalia efectivamente o que o aluno sabe? a nota final corresponde aos conhecimentos/esforço demonstrado pelo aluno?)

...Diz o que pensas, o que sentes, o que esperas...É a tua oportunidade!!! Não deixes que outros decidam por ti!!"Sê responsável!!!" Posta ou envia e-mail!!!

4 comentários:

Praia disse...

Antes de mais, bom dia. Genética Molecular é uma cadeira com características adequadas ao seu propósito. As aulas práticas são bem elaboradas, com trabalhos que se coadunam com os conhecimentos que a cadeira procura transmitir, a avaliação condensada num exame final é adequada, sendo a sua dificuldade média e focando-se em bibliografia atenpadamente sugerida e útil.

melanie duque disse...

Genética molecular é daquelas cadeiras que só nos apercebemos que existe na altura da época de exames. A meu ver não faz sentido que tenhamos três semestres de genética. Deveria haver sim apenas uma disciplina que poderia ser anual na qual se englobassem a Genética Basica, Genética Molecular e Genética Médica.

Lacy disse...

A cadeira de genética molecular é uma cadeira, a meu ver, desnecessária no nosso curso uma vez que não a considero um pré-requesito. Considero um pré-requesito a cadeira de Genética Básica que tivemos no 1ºano. Esta cadeira transmite-nos conhecimentos muito aprofundados de genética oa quais eu considero irrelevantes para a nossa formação inicial como médicos. Não tenho nada acrescentar sobre os restantes items.

Mulher Tornado disse...

Cadeira que não se enquadra no curriculo do curso: não é leccionada de maneira a cativar os alunos e nem é aproveitada por estes. É verdade que o regente disponibiliza bibliografia suficiente para a realização do exame mas esta acaba por ser excessiva tendo em vista o peso da cadeira.