Apesar de as cadeiras de 3º ano não serem directamente da nossa responsabilidade, gostavámos também de saber o que o que o nosso ano pensa. Afinal, somos nós que estamos neste momento a senti-lo na pele (e de que maneira!)! Por isso, segue os guias das outras cadeiras, dá ideias novas, gera discussão, escreve o que te apetecer mas não deixes de trazer a conversa de café para a blogosfera.
Posta a tua opinião!
2 comentários:
Antes de mais, gostaria de deixar um comentário geral e transversal a toda a licenciatura: a deficiente aplicação prática de conhecimentos que se verifica até a uma etapa muito adiantada (3º ano, nomeadamente em Semiologia Médico-Cirúrgica, mas manifestamente insuficiente). Como futuros médicos, penso que é indispensável um contacto precoce com os aspectos mais práticos inerentes à prática médica.
Quanto ao 3º ano, urge elogiar a organização da cadeira de Farmacologia, com avaliação mais faseada o que permite melhor consolidação de conhecimentos e maior sucesso à disciplina. Em Patologia, destacam-se a qualidade das aulas práticas, mais propriamente a excelência pedagógica do Professor Doutor Rui Henrique. Em Semiologia, há a apontar a excessiva carga horária que impõe aos alunos a frequentar a cadeira, em última análise contra-producente e muito exaustiva. Em Microbiologia Médica, destaca-se pela negativa a avaliação, com critérios demasiado penalizadores e que não avaliam devidamente conhecimentos, o facto de os mini-testes obrigatoriamente feitos nas aulas práticas avaliarem matéria não leccionada nas aulas teóricas e a falta de disponibilidade do próprio departamento em se dedicar ao correcto e satisfatório (para os alunos) funcionamento da disciplina.
Radiologia:
- unica critica que tenho a apontar é a desorganização aquando da realização do exame em que os alunos tiveram que andar de um lado para o outro porque o regente não soube fazer a distribuição pelas salas disponíveis.
Saúde Comunitária:
- nenhuma critica a apontar.
Farmacologia:
- cadeira bem organizada em todos os aspectos, só tenho uma observação a fazer, não é bem uma crítica: não percebo o porquê de os alunos só poderem ver os exames e não as frequências após a correcção.
Patologia:
- Boa avaliação e aulas teóricas proveitosas, mas em relação às aulas práticas tenho que discordar com o Praia porque infelizmente nem todos têm o doutor Rui ou o regente, e mais não digo porque acho que já está bem clara a minha crítica...
Semiologia:
- cadeira importante e que dá trabalho tendo uma carga horário EXCESSIVA e aulas que nem sempre são proveitosas.
Microbiologia:
- em relação a esta cadeira não vou dizer nada porque as criticas vão chegar à regente na carta que os alunos lhe vão entregar.
Enviar um comentário